terça-feira, 8 de maio de 2007

Carta aos Grêmios secundaristas

21/03/07
Em media todo inicio de ano letivo, se tem o processo eleitoral para a nova direção do dos grêmios escolares.
Mais será que as chapas ou candidatos sabem para que serve realmente um grêmio?
O que a maioria dos estudantes não sabem é que o grêmios estudantis possuem uma função que a excussão de uma festa ou uma transmissão de uma radio no horário de intervalo. O grêmio na escola é o espaço de discussão e deliberação dos estudantes, é a voz legal e que é reconhecida judicialmente. Fora a direção da escola que atua em âmbito da manutenção do espaço e do cronograma estudantil o grêmio é o segundo maior espaço de deliberação da escola, espaço este que possui o seu direito de existência assegurado por lei e que acaba fazendo com que as direções das escolas sedam uma sala do prédio escolar para o grêmio.
O grêmio tem poder de exigir desde uma troca de professor a rediscutir o estatuto interno da escola a fim de pedir esclarecimento ou alteração. Por sem um espaço extremamente importante para os estudantes e que proporciona um espaço de democracia é que o informativo O GRITO apóia a criação de grêmios escolares; mais do que isso vê nos grêmio livres a forma mais perfeita de atuação estudantil.

O que são grêmios livres?

Diferente dos demais grêmios que se organizam verticalmente ( Presidente, Vice presidente...) um grêmio livre é a ausência de cargos burocráticos, cargos que possam reprimir a atuação de outros estudantes. Ele se organiza por comissões ( ex: Comissão de finanças) onde cada estudante possui o mesmo poder de voz que qualquer outro; é aberto a quem queira participar e compor o grêmio.É horizontal e dessa forma é livre.

Nenhum comentário: